quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Integração Contínua - Instalando as ferramentas(Java JRE, TomCat e Hudson)

Já faz algum tempo desde o último post, o tempo está curto, mais dando continuidade a série sobre Integração Contínua, hoje vou mostrar como instalar e configurar as ferramentas que iremos utilizar: Java JRE, Tomcat, Hudson e VisualSVN Server.

Java
Como servidor de aplicação utilizarei o Tomcat e para isso, precisamos do Java Runtime Edition (JRE) (ou Java Development Kit(JDK) caso já tenha instalado). Você pode obter o instalador nesse link Java SE Downloads. Escolha a opção JRE. A instalação é no estilo next, next, finish.



Tomcat
Agora vamos intalar o Tomcat. Você pode obter a última versão através dessa página Tomcat 7 downloads. Escolha a opção 32-bit/64-bit Windows Service Installer. Durante a instalação, pequenas configurações devem ser feitas. Na etapa ilustrada abaixo, deve ser informado um usuário e senha de administração do tomcat e no próximo passo, deve ser informado o diretório onde está instalado o java.


Após concluir a instalação, acesse pelo browser a url http://localhost:8080 e você deve ver a página do Tomcat. Ao acessar a opção Tomcat Manager será solicitado a senha informada no momento da instalação, e você poderá controlar as aplicações instaladas no tomcat.



Hudson
Agora precisamos do Hudson. O Hudson é um servidor de integração contínua onde é possível criar projetos que podem ser construídos em vários passos. Acesse a página do hudson e faça o download da última versão estável no formato war. No momento dessa publicação a última versão disponível é a 2.2.

Após efetuado o download, copie o war para a pasta "webapps" dentro do diretório onde o Tomcat foi instalado e depois reinicie o serviço do Tomcat acessando o mesmo pelo painel de controle do windows. Acesse o endereço http://localhost:8080 e na opção Tomcat Manager, deve estar aparecendo a aplicação hudson com status rodando.

VisualSVN Server
Ainda falta o servidor SVN para gerenciar o código fonte. No caso vou utilizar o VisualSVN Server. Após a instalação vamos criar um usuário para acessar o repositório. Com o botão direito sobre a pasta Users vá na opção Create New User e informe um usuário e senha. Vamos repetir o processo para criar um repositório. Clique com o botão direito sobre a pasta Repositories, informe um nome. Logo após clique com o botão direito sobre o repositório recém criado e escolha a opção Novo\Project Structure e informe o nome do projeto. Isso já criará as pastas branch, tag e trunk.

Como client do SVN eu utilizarei o TortoiseSVN

No próximo post mostrarei como criar a tarefa no hudson que vai fazer update do código fonte diretamente do svn, compilar o projeto e enviar e-mail de notificação, tudo isso de forma automática a cada commit no svn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário